"Woolie" (1909 - 1985), como era conhecido, entrou nos estúdios Disney em 1934, para trabalhar ao lado de Ward Kimball (que eu ainda não postei) e Milt Kahl. Depois de trabalharem juntos em três curtas, Woolie trabalha em seu primeiro longa em 1937, nada mais nada menos que "Branca de Neve".

De "Pinóquio" ao "Cão e a Raposa" ele trabalhou em todos os filmes da Disney, sendo que depois da morte de Walt Disney, ou mais precisamente depois que Walt se voltou totalmente para o parque, Woolie dirigiu todos os filmes até sua aposentadoria em 1981. Três anos antes de sua morte, já está virando praxe, com essa galera, os caras batalhavam até o final.

Com visual e os personagens cada vez mais interessante, a Pixar sai do seu pedestal de filial da Disney e experimenta mais no seu design. Mas temos que ter paciência, é difícil movimentar o bilhonário mercado de espectativas dos filmes com o selo PIXAR. Não dá pra esperar um visual Gobellis em Hollywood, assim, de uma hora pra outra.
Mas essa brincadeira só está prevista para ser lançada em 29 de Maio de 2009, enquanto isso vamos curtir a tão esperada (pelo menos pra mim) estréia de BLOT da Disney, no início de janeiro.
Ele começou intervalando os primeiros filmes do Mikey, mas logo começa a merter bala na animação casca grossa. Seu primeiro filme como diretor de animação foi Pinóquio, mas ele permaneceu, na grande maioria, como animador mesmo. O cara queria era por a mão na massa!
E aqui tem um documentário (em tres partes) muito legal do Milt:

Mas isso tudo agente já imagina, agora o mais irado é que em 1973, Eric funda o programa de treinameto da Disney. E desse programa surgem vários nomes, que babamos o ovo hoje em dia: Brad Bird, Tim Burton, Andreas Deja, Gary Goldman, Glen Keane, John Lasseter, Richard Rich.





E o primeiro da série é Marc Davis (1913-2000). Foram 43 anos de Disney desde os anos 40, animando e dirigindo clássicos como: Bambi, Dama e Vagabundo, Peter Pan, Alice no país das Maravilhas entre outros.
(motivo pelo qual comecei a escrever a série, estava procurando que animou a Tinker Bell e vi que foi esse cara, e é divino).


