Friday, May 16, 2008

70 anos do Superman




Estamos as vésperas de comemorarmos os 70 anos do maior herói da Terra. O Homem de Aço, criado por Jerry Siegel e Joe Shuster, teve sua 1a. edição em 18 de abril de 1938 na Action Comics # 1. Data que também é compartilhada pela criação do Universo DC, mas a DC comemora seu aniversário em 18 junho que é a data impressa na capa da resvista. Essa diferença é comum nas edições de HQs nos EUA.


Mas na verdade, foi em 1933, que Jerry e Joe criaram um vilão que tinha um super poder mental e queria controlar o mundo, que foi batizado de Super-man. A recomposição para um herói e sua super fisiologia veio em 1934, quando também eles revolucionaram na criação do seu uniforme, muito baseado nas roupas espaciais de Flash Gordon (mas o detalhe da cueca em cima das calças era inovador). O nomes vieram do cinema da época: de Clark Gable e Kent Taylor nasce Clark Kent e Metrópolis vem do filme de Fritz Lang de mesmo nome.

Foi então que 1938, Max Gaines, editor da Wheeler-Nicholson , aceita por em destaque a tira do novo herói. Vendo isso Vin Sullivan editor da nova revista Acton Comics decide inclui-los na 1a. edição.




Percorrendo vários altos e baixos de popularidade, o personagem de HQ mais celebrado de todos os tempos continua vivíssimo na vida de várias geração de fãs. Vide o sucesso que Small Ville fez dando uma roupagem teen para as origens do Superman. Infelizmente não tivemos o mesmo sucesso no cinema com "Superman - Returns", que deixou muito a desejar em seu roteiro e personagens. Tarefa que já seria difícil, por termos ícones de referencia, nos filmes da década de 80 (na verdade o 1o. foi lançado em 1978) estrelados por Christopher Reeve. Com certeza chegaremos ao centenário do herói com o mesmo entusiasmo.

No comments: