Saturday, May 17, 2008

Speed Racer

Quando Tatsuo Yoshida criou, pelos stúdio Tatsunoko Productions no Japão, nos anos 60 o anime Mach GoGoGo, não podia imaginar no universo criativo que sua criação poderia alcançar.
Os irmãos Andy e Larry Wachowski, responsáveis pelo mega sucesso MATRIX, ditaram uma linguagem, a versão cinematográfica do anime quarentão, extremamente dinâmica e forte, mas com um nítido direcionamento ao público jovem (creio que deixará uns marmanjos, fãs da série, meio deslocados, mas nada que comprometa), pelo seu visual "game pop", cores fortes e saturadas. A caractrização dos personagens está maravilhosa, como destaque o sempre notável John Goodman, que também emprestou seu físico avantajado para a grande performace como Fred Flinstone, desta vez, também absorve toda essência do "Pops Racer".



O filme é divertido, com alguns contra-pontos de roteiro e talvez uma necessidade excessiva de construir o clima amoroso da família Racer, achei que melou muito. E uma última crítica é ao flashforwards feito quando Royalton descreve a Speed o que irá acontecer, ficou meio confuso. Mas não posso deixar de pensar nisso como uma nova linguagem subversiva imposta pelos diretores (que por sinal quebram algumas convenções de câmera no filme, que pode gerar estranheza num primeiro momento), que é super válida.
PS: Assistam os créditos finais, é divertido ver o macaco Zequinha embalado pela música tema.

Para quem não lembra da introdução da série animada, lá vai (essa música fica muito legal no filme):





No comments: