Thursday, May 15, 2008

Homem de Ferro


Senhores amigos do cinema/HQ. Confesso que tinha uma estranhesa inicial para aceitar Robert Downey Jr. como Tony Stark, só por causa de seu porte físico, que não condiz com um super-herói de HQ. Mas esse sentimento se desfaz logo nos momentos iniciais do filme. O Downey Jr. chama pra si o personagem e arrasa. Tão boa quanto a atuação do protagonista é a direção de Jon Favreau, que arma um estrutura narrativa muito boa, que prende sua atenção durante toda exibição.

Infelizmente o "Homem de Ferro" não é livre de falhas, como a fraqueza do personagem Jim Rhodes (piloto da força aérea), apesar de dar a deixa para o que ele virá a ser no futuro (War Machine), quando olha o segundo traje (prateado) pendurado na oficina de Stark. Mas essa dá pra relevar. Falha forte, na minha opnião, foi a fraquíssima contrução das motivações que levam nosso principal vilão - Obadiah Stane, interpretado por Jeff Bridges - a surtar e se tornar o "Monge de Ferro", uma máquina impiedosa do mal e se virando sozinho com a armadura, com a qual se dá bem logo de primeira. Nos quadrinhos ele já carrega traços distorcidos de personalidade desde criança e acaba por se tornar um ladrão sociopata natruralmente, depois do rompimento com Stark (não que isso seja a fina flor da construção de um personagem, mas enriqueceria um pouco mais).


Mas falhas a parte é um bom filme, com ótimas sequências de ação e vôos grandiosos. Os momentos iniciais, até ele escapar da caverna, são os melhores. Mas ainda tem que comer muito feijão pra chegar à altura de "Batman Begins" (que vai arrebentar agora com "Dark Knight"), principalmente como construção de personagem.

No comments: